sábado, 13 de março de 2010

Dossiê Lanterna Verde: Os Guardiões do Universo, OA e a Tropa dos Lanternas Verdes

Não apenas os guardiões mas como também OA, o setor zero como um todo e a propria Tropa dos Lanternas Verdes, fiz tudo junto pois se tivesse feito separado ficaria muito estranho, ficaria tudo remendado sabe, então foi melhor fazer junto vale lembrar que esse post é uma continuação do post "Universo da Antimatéria", então se você não o leu, sugiro da uma olhadinha....




Antes de Krona quase destruir tudo e criar o universo da antimatéria, os Maltusianos se mudaram, e se mudaram para o que hoje conhecemos como OA, como Maltus não mais comportava o crescimento e expansão da tecnologia e progresso, os maltusianos decidiram emigrar para outro planeta, homens e mulheres em naves separadas, e iniciaram então, o povoamento de Oa, um planeta árido, transformado pelos poderes mentais dos maltusianos; durante incontáveis eras, Oa não conheceria a guerra. Lá, a simbiose foi amplificada e os agora oanos evoluiriam ainda mais, aprofundando-se intensamente em todas as ciências, desenvolvendo poderes mentais imensos e tendo seu período de vida prolongado até alcançarem a imortalidade.

Depois de muitos anos Krona faz aquela burrada.... olhem o post "Universo da Antimatéria.....

Depois de banirem Krona, os Maltusianos se sentiram culpados e começaram a pensar como ajudar o universo e como tentar evitar que outra catastrofe dessas acontecesse, a primeira idéia foi usar uma raça chamada de Psíons, não deu certo eles se rebelaram, a 2ª foi criar os androides Caçadores Cósmicos, não deu certo de novo, como eram muito inteligentes e tinham uma aptidão natural para evoluirem e ficarem mais fortes eles se rebelaram, a guerra durou milênios, e a derrota deles so veio quando atacaram a Bateria Central fonte de energia de suas armas, sem terem como atacar eles foram condenados a serem banidos e espalhados pelo universo, o que os guardiões não sabem é que eles se reagruparam no planeta Orinda, evoluiram suas capacidades de luta e são guiados por um líder: Caçador Supremo.

Com o tempo os Oanos evoluiam naturalmente (em especial 36 deles) e passaram a ter cabeças crescidas e corpos raquíticos, a partir daí foram chamados de Guardiões do Universo, apenas esses 36.
E finalmente tiveram a grande idéia, dividiram o Universo em 3600 setores, e criaram a Tropa dos Lanternas verdes, eram protetores treinados para cada setor espacial e cada um deles tinha um anel que poderiam fazer prticamente tudo com ele, o 1º lanterna a ser treinado foi Rori Dag do planeta Rojira, os principais Guardiões do Universo são: APPA ALI APSA, GANTHET e HERUPA HANDO HU.
Mas nem tudo são alegrias, um grupo de Oanos, descontentes com a situação resolveram ir embora e se tornaram os Controladores, deixando apenas os 36 guardiões e as mulheres, pouco tempo depois as mulheres também foram embora e se estabeleceram no Planeta Korugar, lá descobriram a energia púrpura o que as tranformaram nas Guerreiras Zamaronas.

Na saga Crise Infinita das terras, vamos dar apenas uma passadinha apenas alguns números, com um saldo negativo de 912 Lanternas Verdes mortos na batalha e 14 Guardiões mortos, sendo 9 no feixe de antimatéria da Bateria Central e 5 no ataque à sala onde encontravam-se os 6 dissidentes. Diversos setores espaciais reformulados e alguns deixaram de existir, ficando apenas o vácuo espacial no lugar.

Após a Crise infinita das terras os guardiões saíram numa espécie de ferias com suas novas "namoradas" as guerreiras Zamaronas, teve o julgamento de Sinestro e vieram mais problemas, como os guardiões haviam feito um pacto de que nenhum Lanterna Verde ou guardião mataria um homem Korugariano, quando Sinestro foi condenado a morte e os Lanternas foram executa-los o pacto se quebrou, a bateria central endoidou matando varios Lanternas, e depois destruindo seus anéis, causou terremotos, em breve destruiria o planeta inteiro, tentando evitar isso Hal Jordan entra na bateria com ajuda do poder de 10 guardiões, lá ele quase perde sua vida, mesmo sendo protegido pelo anel. Descobre que a consciência de Sinestro estava habitando a impureza amarela da Bateria e estava provocando toda a destruição. Uma violenta batalha entre os dois se inicia, mas Sinestro estava extremamente poderoso e quase destrói Jordan, não fosse este ser salvo no último instante por Appa Ali Apsa, que também tinha entrado na Bateria Central, e em contato com a energia verde pura misturada com a amarela, recebe novamente sua carga genética de maltusiano e novamente transforma-se em um Guardião legítimo. Após restaurar o ânimo de vida de Jordan e renovar o poder de seu anel com sua própria força, consegue controlar o que restou da energia verde da Bateria, após Sinestro perder o controle da instabilidade da impureza amarela e ter sua consciência disseminada com ela.

O Guardião permaneceria como responsável pela Bateria, que não mais seria capaz de criar novos anéis, mas com sua energia restante, abasteceria aqueles que ainda existiam. Todos os Lanternas da Tropa que ali estavam, perderam seus anéis (com exceção de Hal Jordan e Salakk) e agora eram seres vivos comuns, apenas com treinamento para agir. Outros poucos Lanternas estavam espalhados pelo Universo, em locais muito distantes, mas a organização da Tropa dos Lanternas Verdes, estava dissolvida.

Desde a Crise Infinita das Terras, os Guardiões deixaram de ser imortais, podendo ser mortos se feridos. Dos 36 Guardiões originais, 1 foi transformado em humano mortal (Appa Ali Apsa); 9 pereceram pelo descarga de anti-energia amarela do Anti-monitor através da Bateria Central ; 5 pereceram pela explosão de anti energia quando convocavam Guy Gardner; sobrando apenas 22 Guardiões vivos. Posteriormente à desistência dos Guardiões de administrarem a intendência do Universo, decidirem retirarem-se de Oa com suas consortes zamaronas e abolirem o sistema de divisão do universo em setores, deixando os descentralizadamente, Appa Ali Apsa, novamente convertido em Guardião conforme relatado anteriormente, convergiu para si todo o suprimento de energia dos anéis restantes dos Lanternas Verdes remanescentes livres para agirem espalhados pelo Universo. Isto resultou num desequilíbrio mental do único Guardião disponível. Enlouquecido, Appa não queria permanecer sozinho em Oa, então tentava unir sua mente com a de um alienígena ex-Lanterna Verde, denominado Sacerdote, que desejava ajudá-lo a curar-se. Com a recusa do Sacerdote, o mesmo fora morto mentalmente por Ali Apsa, que a seguir tentou a mesma coisa com John Stewart, teleportando, em seguida, inúmeras cidades de diversos planetas, trazendo-as para Oa e suprindo-as com sua própria atmosfera. O enlouquecido Guardião só fora detido com o esforço conjunto de todos os Guardiões remanescentes, forçados a abandonarem seu retiro definitivo para deter o ex-companheiro insano, mais a ação conjunta dos 3 Lanternas Verdes da Terra. Ele teve de ser executado mentalmente, assim como fizera com o sacerdote que o tentava ajudar.

Posteriormente a este embate, Os Guardiões decidiram reativar a Tropa, comissionando Hal Jordan como recrutador e treinador de novos Lanternas Verdes pelo Universo, John Stewart como defensor de Oa e das chamadas Cidades-Mosaico, e Guy Gardner como o novo Lanterna Verde oficial defensor do antigo setor 2814. Alguns dos antigos Lanternas foram reativados na nova Tropa por Jordan. Os Guardiões também previram que a próxima geração de seres evoluídos surgiria da Terra, já existindo diversos candidatos pré-selecionados para isto. Um dos Guardiões, Herupa Hando Hu, acompanhado de sua consorte zamoriana Nadia Safir, encarregou-se de gerenciar o processo, com a ação dos Lanternas Verdes a fim de protegê-los da ameaça dos Caçadores Cósmicos, que desejavam evitar o aparecimento da nova estirpe. O processo foi concluído com êxito no final, sendo conhecido como "MILÊNIO", resultando no aperfeiçoamento evolutivo dos chamados "Escolhidos", e na morte por velhice de Herupa e de sua esposa.

Anos depois, na época do descontrole mental de Hal Jordan, com o mesmo obcecado por ir até Oa e absorver toda energia da Bateria Central para reviver novamente sua cidade natal, todos os novos Lanternas Verdes, recrutados e treinados pelo próprio Jordan, foram derrotados e alguns aniquilados. Em seguida, quando o mesmo estava sugando toda energia da Bateria Central, a mesma reagiu com uma poderosa explosão, que carbonizou todos os Guardiões remanescentes, ficando vivo apenas Ganthet. Alguns dias depois, numa tentativa de impedir que Hal Jordan sugasse energia do núcleo do planeta, Kyle Rayner, foi escolhido por Ganthet, sobrecarregou a energia do núcleo do planeta com descargas de seu anel, fazendo o mesmo explodir como uma micronova. A partir daí, não mais existia Tropa de Lanternas Verdes, nem Guardiões do Universo, nem Oa. Apenas Kyle Rayner e Ganthet, como testemunhas ainda na ativa de uma história.

Posteriormente, Oa fora recriado através dos poderes latentes de Kyle Rayner, quando identificava-se como Íon. Uma nova geração de oanos também fora criada, crescendo desde bebês e sendo educados por Ganthet. Mais recentemente, com a reabilitação e renascimento de Hal Jordan e a prisão da entidade Parallax na Bateria Central, A Tropa dos Lanternas Verdes fora re-inaugurada, contando com Gardner, Stewart, Jordan, Rayner e Kilowog como membros-fundadores.



No próximo post teremos uma "continuação" com o Guardião mais importante vivo: Ganthet e nesse próximo post também teremos uma descrição detalhada de como são os Guardiões, desde aparências a personalidades.


Até lá......



Nenhum comentário:

Postar um comentário