quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Personagem do mês de Fevereiro: Norman Osborn

Provocando muitas controversias no Universo Marvel, o personagem do mês é o heroi? .... vilão? ..... Norman Osborn e o alter-ego Duende Verde.





- Norman Osborn



O Duende Verde original é a manifestação da insanidade gerada pela indução de substâncias químicas (soro mutágênico) no cientista Norman Osborn, dono da Oscorp.

Nenhum vilão fez tanto quanto o alter-ego de Norman Osborn para arruinar o Escalador de paredes. Ele descobriu a identidade do Homem-Aranha e apesar de não se lembrar sempre dela em função de suas periódicas voltas à sanidade, ao novamente sucumbir à loucura ele sempre usava a estratégia de atacar Peter Parker aterrorizando seus amigos e amores.

Fala-se Duende Verde original, pois existiram vários outros que sucederam o Norman, surgidos depois que ele foi dado como morto. Só retornaria muito tempo depois. A maioria das pessoas que usou esse nome entrou em contato com um soro mutagênico em algum momento de suas vidas. O soro concede força, agilidade e resistência (o suficiente para resistir a disparos de armas de médio calibre), mas acaba perturbando a mente do infectado em maior ou menor grau.


Norman Osborn é o dono da Oscorp, uma empresa de desenvolvimento e produção de tecnologia bélica. Com medo de perder um contrato junto ao governo americano, Osborn resolve ser a cobaia do novo produto da empresa (um gás que dá caracteristicas fantásticas a quem o usa por algum tempo) e acaba ficando insano por conta dos efeitos colaterais. Nas histórias originais do Aranha, o Duende aparecia apenas como tal (como uma versão do Coringa vestido para o Dia das bruxas, inimigo do Batman) e não como Norman, personagem que só foi introduzido muito depois, quando Peter entrou para a Universidade.

O primeiro uso que o Duende deu a seus poderes foi vingança contra velhos inimigos e empenho em controlar uma rede criminosa. Nessa fase, por exemplo, ele sofre a vingança do seu antigo sócio, o professor Stromm. O Aranha impede os planos do professor, destruindo seus robôs. No fim Normam assassina o professor, mas em nenhum momento aparece seu rosto. O Aranha também não consegue identificá-lo, mesmo com o sentido do Aranha.

Só depois dessa e de outras frequentes intromissões do Homem-Aranha em seus planos é que o foco do Duende se tornou matá-lo. Depois de falhar repetidas vezes em suas tentativas de eliminar o Aracnídeo, o Duende resolve seguir seu inimigo e graças a um gás que neutraliza o sentido do Aranha, descobre sua verdadeira identidade: Peter Parker, o melhor amigo e colega de classe na mesma Universidade de seu filho Harry Osborn.

Norman abandonou a vida de Duende Verde por mais de uma vez. Numa delas Norman foi eletrocutado e acabou sofrendo amnésia, que o fez perder a memória do Duende e restaurar sua personalidade original. Decidindo que Norman não deveria ser punido por crimes que ele cometeu enquanto estava insano, e que Harry ficaria melhor se não soubesse que seu pai era o Duende, o Homem-Aranha decidiu não expor a outra identidade do seu inimigo. Entretanto como das outras vezes o alter-ego do Duende acabou sobrepujando a identidade de Norman.

Durante um de seus embates contra o aracnídeo na ponte George Washington acabou ferindo mortalmente a Gwen Stacy (uma das namoradas de Parker). Caçado pelo Homem-Aranha que queria vingança, Norman acabou se ferindo com seu próprio veículo, o planador morcego, e foi dado como morto.

Como citado, no período de seu desaparecimento surgiram vários Duendes Verdes (inclusive seu filho, Harry) e também outras versões como o Duende Macabro e o Duende Demoníaco (na saga Inferno).

Escapando da morte certa pela fórmula do Duende, Norman partiu para a Europa. Lá, ele construiu um império secreto do crime. Quando Norman Osborn revelou-se ainda vivo, começou a se dedicar a vingança contra o Homem-Aranha. Perseguiu tanto ele como seus familiares, chegando a comprar o Clarim Diário para demitir Peter Parker e expandir a campanha que seu antigo editor, JJ Jamenson, já fazia contra o herói. Em seguida, com Parker fragilizado, procurou torná-lo o próximo Duende Verde. Envenenando-o com um poderoso alucinógeno, Norman forçou Peter a atacar seus próprios amigos e pessoas que amava, na forma do Duende. Quase matou Peter através de torturas físicas e psicológicas, mas este resistiu à lavagem cerebral, sem, entretanto, poder denunciar Norman às autoridades, já que, naquela realidade, ele conhecia sua verdadeira identidade (este e quase todos os outros eventos que ocorreram antes da Invasão Skrull se passaram antes do pacto de Peter Parker e Mary Jane com Mefisto).

Durante um ritual que envolvia cinco objetos místicos, Norman Osborn tornou-se ainda mais insano (embora essa loucura não se manifestasse imediatamente). O mesmo ritual provocou o surgimento de uma nova Mulher Aranha e o rejuvenescimento da personagem Madame Teia.

Numa edição da revista The Pulse, a identidade do Duende Verde foi revelada ao público. Depois disso, Norman foi preso pela primeira vez desde que foi criada a identidade do vilão. Mas permaneceu pouco tempo na prisão e, mesmo durante sua reclusão, agiu contra o Homem-Aranha. Entre outras jogadas, planejou o sequestro de May Parker.

Atualmente, Norman Osborn é o líder dos Thunderbolts, grupo formado por supervilões que, por serem protegidos pela Lei de Registro de Super-humanos, têm licença do governo americano para capturar vivo ou morto qualquer super-humano dos Estados Unidos que não seja registrado. Por causa do pacto que envolveu o Homem Aranha, Mary Jane e Mefisto, Norman não se lembra da identidade secreta do seu arqui-inimigo. Devido à derrota e expulsão dos Skrulls, o Duende Verde original agora dá as cartas: é a saga Reinado Sombrio, que começou após um ato do governo dos Estados Unidos que acabou com a SHIELD e destituiu o Homem de Ferro do comando dos super-humanos registrados, concedendo o comando destes a Norman Osborn!



Semana que vem:

Dossiê Lanterna Verde: Sinestro e Anti-monitor
Dossiê X-men: Homem de Gelo e Polaris

Nenhum comentário:

Postar um comentário