sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dossiê X-men: Os irmãos Summers

Em 1º lugar queria me desculpar por ter atrasado este post e ainda essa semana teremos os Dossiês X-men e Lanterna Verde e o Personagem do mês, sem muito papo vamos lá:


- Scott Summers


Criado por:
Stan Lee
Jack Kirby


Quando Scott era uma criança crescendo em Anchorege, Alaska, EUA, seu pai, o major Christopher Summers da Força Aerea dos EUA levou sua família em um vôo com seu avião. Ele foi atacado por uma nave alienígena Shi'ar. Enquando o avião caía em chamas, os pais de Scott prenderam-no e a seu irmão mais novo Alex em um pára-quedas e empurraram-nos do avião, na esperança de que eles sobrevivessem. Infelizmente o pára-quedas pegou fogo e Scott bateu a cabeça na aterrissagem. Este acidente causou danos no cérebro de Scott, responsáveis por sua inabilidade em controlar seus raios ópticos, assim como por uma prolongada amnésia sobre sua infância.

Scott perdeu a maior parte de sua infância em um orfanato em Nebraska, estando sujeito a baterias de testes e experimentos pelo diretor do orfanato, Sr. Milbury, um disfarce para o geneticista Sr. Sinistro.

Quando tinha 14 anos, ele foi encontrado por Xavier e se tornou um de seus alunos e o primeiro X-Men. Ele logo se tornou o líder de campo da equipe, posição que ele tradicionalmente ocuparia durante anos. Quando os X-Men originais decidiram deixar a equipe devido à chegada dos novos X-men, Ciclope ficou sentindo que nunca poderia levar uma vida normal, por causa da natureza incontrolável de seus poderes. Ciclope por muito tempo acreditou que seus pais haviam morrido no acidente de avião. Na verdade, eles foram capturados e escravizados pelos Shi'ar. Como um membro já adulto dos X-Men, Ciclope conheceu seu pai, agora conhecido como o Corsário, líder dos Piratas Siderais, um grupo de alienígenas que se opõe ao que eles vêem como a tirania do Império Shi'ar. Muitos anos se passaram antes que os dois soubessem suas verdadeiras identidades.

Ciclope é um mutante, possuindo o poder de projetar pura energia concussiva de seus olhos de cor vermelho-rubi. Antigamente se pensava que as suas rajadas não emitiam calor, mas fato já foi esclarecido, ja que suas rajadas energéticas são abastecidas por energia solar e acabam retendo um pouco de seu calor. Devido a um ferimento sofrido na infância, estes feixes estão sempre ligados e só podem ser obstruídos fechando seus olhos, ou por uma barreira de quartzo-rubi, de que seus óculos e visor são feitos. A energia que alimenta o feixe é extraída dos raios do sol. As células de Ciclope estão constantemente absorvendo a energia solar e transferindo-a para seus olhos, sendo essa a causa de ele ser imune aos seus próprios poderes. É também imune às ondas de plasma descarregadas por seu irmão Alex que são criadas pela absorção de raios cósmicos. O visor é projetado para abrir o protetor de quartzo, variando as larguras para permitir que suas rajadas óticas se dispersem livremente quando Ciclope o deseja. Originalmente ele tinha que manipular os controles no próprio visor para lançar rajadas, mas seu traje foi equipado mais tarde com controles em suas luvas para sua própria conveniência. Além disso, o visor tem um mecanismo de mola para voltar à posição fechado se seus poderes falharem. Ele pode absorver a energia de seu ambiente (tal como a luz solar ou um baixo grau de eletricidade) e armazená-la em suas células, metabolizando a energia, e projetando-a como explosões da energia com força concussiva.

A força máxima de explosões óticas de Ciclope é desconhecida mas um exemplo comum é que ele pode "fazer um furo através de uma montanha" e rasgar uma placa grossa de aço-carbono no meio. Durante uma batalha em particular, Scott diz que derrubou Cain Marko com poder suficiente para rachar um planeta pequeno, embora possa estar exagerando. Ciclope possui também um sentido sobre-humano de consciência espacial, que o permite realizar truques completamente absurdos com suas rajadas óticas, tais como ricochetear um único tiro e destruir cerca de meia dúzia de alvos separados. Este sentido também permite-o entrar em um combate corpo-a-corpo com seus olhos fechados.

Atualmente: Está vivendo tempos difíceis, com a quase extinção dos mutantes, a transferência do Instituto para São Francisco, a descoberta (alguns anos atras) de seu outro irmão Vulcano, o envolvimento de Emma com Norman Osborn e as decorrencias do Reinado Sombrio. Já da para ver que o líder dos X-men está passando por tempos muitos conturbados.



- Alexander Summers



Criado por:

Roy Thomas

Neal Adams


Alex não sabia que era um mutante até o dia de sua formatura, quando ele foi raptado por um professor egípcio que também era mutante e se chamava Faraó Vivo, que drenou a energia de Alex. Com o poder de Alex ele se transformou no Monolíto Vivo (posteriormente derrotado pelos X-men e Vingadores).

Fugindo desorientado, Alex foi capturado pelos Sentinelas. Quando resgatado, Alex estava preso num transe hipnótico. Para se libertar ele foi tratado pelo Dr. Karl Lykos, um médico que, na verdade, era um mutante que drenava energia vital de seus pacientes. Com o poder de Alex ele se transformou em Sauron (também derrotados pelos X-Men).

Quando se recuperou, ele fez parte dos X-men por pouco tempo junto com sua namorada Polaris. Alex só voltou aos X-Men bastante tempo depois, quando Polaris foi possuída por Maligna, durante a saga Massacre de mutantes. Ele ficou com os X-men até a Saga Queda dos mutantes, onde atravessou o Portal do Destino e foi parar na Ilha de Genosha, onde passou a ser um Magistrado. Quando conseguiu recuperar sua memória ele ajudou os X-Men a destruírem Cameron Hodge (um dos responsáveis pela opressão dos mutantes em Genosha), passando então a integrar o novo X-factor (substituindo a Força Federal, até então a equipe de mutantes que trabalhava para o governo).Destrutor foi líder do X-Factor até o fim da saga Era do apocalipse, quando perdeu o controle de seus poderes e teve que passar a usar um traje que fosse capaz de absorver as energias que liberava. Inadvertidamente, nessa época ele se tornou alvo de interesse do Fera Negro e do Sugar Men. Apesar do segundo recriar geneticamente Scarlet Mckenzie (antigo amor de Alex) é o Fera Negro quem consegue raptá-lo, através de seus asseclas: Fatale e Random. Após sofrer lavagem cerebral, ele passa a atuar para o vilão. Mesmo conseguindo (aparentemente) se livrar do controle mental em pouco tempo, Alex fica muito confuso chegando a atacar e quase matar seu próprio irmão Ciclope e até seu grande amor, Polaris.

Nesta fase, cansado de seguir o sonho dos outros ele fundou uma nova versão da Irmandade de mutantes, recrutando inclusive seus antigos captores: Fera Negro e Fatale. Com essa equipe, Alex pretendia impôr a força o respeito da humanidade pelos mutantes (numa versão intermediária entre as visões doProfessor X e Magneto, parecida com a visão inicial de Cable em sua época de guerrilha, mas ainda assim mais agressiva). Essa equipe, porém, não durou muito tempo. Supõe-se inclusive que a formação dessa equipe era o real objetivo do Fera Negro quando fez lavagem cerebral no mutante.

Atualmente: Para deter Vulcano de acabar com a raça Shi'ar, o Professor X decidiu formar um novo grupo de X-Men, onde Destrutor iria se tornar o líder. Eles seguiram para o espaço onde encontrariam o mutante enraivecido, infelizmente até o momento ele é prisioneiro de Vulcano, recebe torturas diariamente.


-Gabriel Summers


Criado por:

Ed Brubacker

Trevor Hairsine


Apareceu primeiramente em X-men Genesis Mortal #1, é também o irmão mais novo de Ciclope e de Destrutor dos X-men. Ele é um dos 198 mutantes que retriveram seus poderes após a Dinastia M. Ele já foi chamado de O terceiro irmão Summers.

Vulcano é um mutante com a capacidade de manipular grandes quantidades de energia. Além de energias tradicionais do espectro eletromagnético Vulcan foi exibido o controle sobre as energias exóticas, como explosões óptica Ciclope e energia mágica. Ele usou seus poderes para produzir luz, calor, força e electricidade, bem como entortar ou desativar grandes quantidades e tipos diferentes, de fontes de energia existentes, torneira em e suprimir as energias mutante, sobreviva no vácuo do espaço, e voar. Fora uma atmosfera planetária sua velocidade de vôo pode até mesmo chegar perto da velocidade da luz. Ele é capaz de ficar sem comer por longos períodos diretamente pela absorção de energia. Ele pode manipular a eletricidade no cérebro de uma pessoa. Ele também pode usar os poderes dos outros, manipulando a energia em seu cérebro. Quando ele usa seus poderes, seus olhos brilham. Ele foi confirmado como um mutante nível Omega em Uncanny X-Men # 483, os seus poderes elevados graças a esse nível para absorver uma enorme quantidade de energias mutante da M-dia, como indicado em Uncanny X-Men # 477. Depois de ser engolida pelo solo de Krakoa, ele absorveu os poderes de seus companheiros de Sway, Darwin, Petra, e dando-lhe os seus poderes de manipulação do tempo, a adaptação física, e à manipulação de terra, respectivamente. Ele não tem apresentado estas habilidades depois de seu re-aparecimento. Todos os três irmãos Summers ter poderes semelhantes, como estão cada um com capacidade para absorver alguns tipos de energias extraterrestres e canal-re que a energia de seus corpos. Curiosamente, enquanto seus irmãos Alex e Scott são conhecidos por serem imunes a todos os outros poderes, que aparentemente não são imunes a Vulcano. Quando não está na posse de competências de Darwin, o corpo de Vulcano é tão vulnerável como qualquer ser humano normal, tanto quanto a durabilidade está em causa.

Atualmente: Está tendo sucesso em conquistar o império Shi'ar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário