sábado, 6 de fevereiro de 2010

Dossiê X-men: Charles Xavier e Erik Lehnsherr


A origem dos maiores ícones dos X-men, por compartilharem um mesmo ideal se juntaram e lutaram contra a HIDRA, porém com divergencias nas suas opniões seguiram rumos diferentes, Charles o pacifista entre humanos e mutantes cria o seu instituto e Erik segue um lado mais radical na luta, sonhando inclusive com um reino só de mutantes, uma MUtopia, Genosha e a Dinastia M é um bom exemplo da tentativa dessa Mutopia, sem mais delongas vamos abordar a historia de cada personagem.


- Professor X

Telepatia, controle mental, manipulação de memórias

Líder idealizador dos X-men e um dos maiores telepatas da terra, Charles Xavier estudou Biologia em Oxford onde conheceu Moira, os dois estudaram as mutaçoes, o gene X e o genoma humano, porém ao contrario de suas pesquisas a relação entre eles não durou muito.
Se alistou nas forças armardas, viajou o mundo, em uma dessas voltas pelo mundo conheceu Erik Lehnsherr, juntos enfrentaram a Hidra mas como já disse se separaram por não terem uma visão de mundo semelhante, no Tibet Xavier encontro Lúcifer, para derrotar o alienígena teve de por suas habilidades em prova, o que custou a mobilidade de suas pernas.
De volta aos EUA, viu a face do racismo contra mutantes daí criou o Instituto Xavier para jovens superdotados, um abrigo para mutantes desenvolverem as suas habilidades.

Bem.... a partir daqui vcs já sabem o que aconteceu.
Apenas uma palhinha, atualmente Xavier está em uma jornada de autodescobrimento, afinal ele machucou a cabeça e perdeu parte da sua memoria, essas historias podem ser vistas em X-men 96 ou anterior.



- Magneto

Controle dos campos eletro-magnéticos (magnetismo) da Terra.

Judeu, Erik foi uma das milhares de vitimas do Holocausto, chegou a ficar preso inclusive em Auschwitz.
Como disse, Erik adotou uma postura mais agresiva para a luta contra o preconceito de mutantes, por mais de milhares de vezes ele tentou conquistar o mundo para a formação de uma Mutopia, na ultima vez a Feiticeira Escarlate (filha de magneto) acabou dizimando a grande maioria dos mutantes do mundo e sumindo logo em seguida, isso pode ser visto em Dinastia M.
Magnus também montou uma equipe de mutantes a Irmandade de mutantes, também são muitas, as lutas entre X-men e Irmandade.
Ele também não foi de todo o vilão, logo apos o "Massacre de mutantes" ele se uniu aos X-men e ajudou na recuperação de Colossus com seus poderes magneticos e chegou até ser mentor dos Novos Mutantes.

Atualmente:
Para Magneto, é humilhante estar sem poderes e viver igual a um humano, ele perdeu o que o fazia se sentir superior aos humanos. Magneto consegue perceber que é um ex-mutante, o que para ele é um tremendo sadismo. Magneto escrevia um misto de diário, legado e carta de suicídio quando o ser conhecido como Coletivo, que é a concentração de toda energia mutante obliterada pós Dia M e que se diz responsável por se passar por Magneto como Xorn ele devolve momentaneamente a energia mutante para Magneto. Coletivo diz que ele é o líder que os mutantes precisam. Agora, como nunca precisaram. Que juntos poderiam reerguer a raça dizimada depois do dia-M. Mas os Novos Vingadores o impedem a tempo e jogam toda essa energia no sol. Fraco e inconsciente, Magneto seria levado para o hospital e depois seria preso por crime contra a humanidade (talvez por acharem que foi ele quem matou as 5.000 pessoas em NY) mas o helicóptero que o levava explodiu misteriosamente e não foi encontrado seu corpo. Xavier descobre através da Uni que Magneto está vivo e tenta localiza-lo mas Magneto sabe como não ser detectado pelo Cérebro por ter ajudado na criação do aparelho original. Magneto diz seu paradeiro aos Morlocks e Skids o entrega um livro com profecias do futuro onde diz que Magneto ainda é um mutante. Magneto só deu as caras quando Xavier foi gravemente ferido com um tiro na cabeça e levado para o QG dos Acólitos, Magneto ajudou os Acólitos a restaurar a consciência do Professor X. Mas por não passar de um humano atualmente recebeu todo o desprezo de seu antigo seguidor, Exodus. Uma outra acólita, Cargill tentou matar o Xavier e ele salvou o amigo disparando um dispositivo laser no olho dela, e por causa disso Exodus partiu para cima de Magneto, mas Xavier o salvou ao vencer Exodus num duelo psíquico. Depois disso, Magneto e Sentinela Ômega se propuseram a seguir Xavier, mas o telepata dispensou os dois e disse que ia seguir seu caminho sozinho dali pra frente.




Semana que vem nos Dossiês:

Dossiê Lanterna Verde: John Stewart e Kyle Rayner

Dossiê X-men: Wolverine e Dentes de Sabre

Nenhum comentário:

Postar um comentário