sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dossiê: X-men


O dossiê que estava prometendo chegou, nesse primeiro post vou publicar uma historia resumida do x-men, desde a época de crise ao apogeu.
Nos próximos posts irei me concentrar nas historias de cada personagem, cada post terá um herói e um vilão dos x-men, sem mais delongas vamos ao primeiro de muitos posts dos x-men.

Dos X-men classicos a crise (1963 a 1970):


Pode parecer parecer mentira mas os x-men já foram o patinho feio da Marvel, no começo os leitores não gostaram muito da idéia de que os heróis já nasceram com poderes, a revista ficava sempre com deficits, a equipe criadora dos heróis saíram logo no começo (Stan Lee e Jack Kirby) demonstrando ainda mais a desconfiança nos mutantes, quem assumiu foi Roy Thomas e em todos esses anos foi-se fazendo um rodizio de artistas, Neal Adams, Barry Windsor Smith, e etc...
Em 70 até 75 sem nenhum nome para fazer a revista ela começou a ser relançada desde a 1ª ediçao e alguns x-men faziam aparições em algumas revistas, como: Amazing Spiderman, Captain America e etc...

A 1ª equipe estabelecida por Stan e Kirby foi:

Professor X (Charles Francis Xavier)
Garota marvel (Jean Grey)Homem de gelo (Bobby Drake)
Anjo (Warren Wortington III)
Ciclope (Scott Summers)
Fera (Henry McCoy)

Personagens estabelecidos por Thomas (apos a saída da equipe criadora):

Polaris (Lorna Dane)
Mímico (Calvin Rankin)
Banshee (Sean Cssidy)
Destrutor (Alex Summers)
Solaris (Shiro Yoshida)


Os Novos X-men (1975 a 1978):

Escrita por Len Wein e desenhada por Dave Cockrum a revista "Giant Size X-men 1" foi um sucesso, a revista conta como o professor X organizou uma equipe de busca recrutando mutantes de todas as partes do mundo, para resgatar seus x-men que foram capturados por Krakoa, novos e velhos x-men unem forças e conseguem derrotar Krakoa, após o resgate os membros originais decidiram tomar os seus rumos menos o Ciclope que liderou a nova equipe, depois de um tempo assumiu no roteiro Chris Claremont e na arte John Byrne, considerada hoje uma das parcerias mais bem sucedidas dos quadrinhos, Byrne saíria logo em seguida por causa de divergencias com Claremont que ficaría por mais 17 anos com roteiros de tirar fo folego do mais pacato cidadão, pena que hoje em dia ele não consiga chegar aos pês dos grandes roteiros que ele fez no passado.

Os novos x-men:
Tempestade (Ororo Munroe)
Pássaro Trovejante (Jonh Proudstar)
Collossus (Piort Rasputin)
Wolverine (James howlett/ Logan)
Noturno (Kurt Wagner)

Uma época dificil (1978 a 1982):


Realmente uma época dificil, somente vou descrever em duas frases:

-A saga da Fênix Negra
-A saga da Ninhada
Na 1ª temos uma das mais carismaticas x-men se tornando um dos piores inimigos dos x-men a Fênix Negra, a historia todos já conhecem, porém muitos não sabem que a ídeia inicial de Claremont não era matar Jean, mas apenas tira-la o grupo, porém o editor chefe da Marvel (Jim Shooter) insistiu em mata-la, assim tivemos umas das mortes mais tragicas dos quadrinhos.

Novo x-men:
Lince Negra (Katherine Pryde)


Na 2ª, além de ser umas das grandes aventuras espaciais dos mutantes, encabeçada pelo mestre dessas aventuras spaciais Chris Claremont, foi também o surgimento dos Novos mutantes, contava a historia dos Shiar que vieram resgatar Lilandra, eles deram aos X-men 24h para conseguir resgata-la, com o resgate tudo em paz.... nada, os Shiars foram mais espertos e capturam, depois de luta para cá e luta para lá os x-men vencem porém a rainha deixa um hospedeiro em Xavier, que logo foi destruido, chegou até ter confronto com os novos mutantes(afinal os novos mutantes achavam que os x-men estavam possuidos pelos alienigenas), no final das contas Xavier volta a andar, afinal o seu novo corpo não tem as pernas esmagadas.

Os novos mutantes:

Mancha Solar (Roberto da Costa)Míssil (Samuel Guthrie)
Karma (Xi'an Coy Mahn)
Miragem (Danielle Moonstar)
Lupina (Rahne Sinclair)


Do céu ao inferno (1982 a 1987):

O céu pode ser chamada também de fase de descanso, o ciclope se casa com Madelyne Pryor sosia de Jean Grey e até mesmo ele, o Wolverine se casa, ou melhor.... quase se casa com Mariko Yashida, graças as manipulações do Mestre mental que confundem os x-men fazendo-os achar que Madelyne é a Fênix e destruindo o casamento de Logan, isso pode ser visto no recente lançamento da Panini "Eu Wolverine", essa calmaria acabaria logo, pois o massacre começava a se iniciar.

O inferno vocês já devem saber bem o que é, a fase mais violente dos x-men, Massacre de Mutantes, tudo começa com mercenários caçando os Morlocks, os x-men, x-factor e até mesmo Thor tentam evitar porém já era tarde os Morlocks sucumbiram aos mercenários que eram compostos por: Arco Voltaico, Arpão, Arrasa Quarteirão, Caçador de Escalpos, Embaralhador, Maré Selvagem, Prisma, Vertigo e seu lider Dentes de Sabre, foi uma época muito violenta para se ter uma idéia o Anjo teve suas asas arrancadas e Colossus ficou em coma, e ainda por cima vale lembrar as participações de Nimrod e o Clube do Inferno, enquanto as coisas não vão de péssimo para terrivelmente péssimo, vamos para os anos 90 e suas complicadas sagas.

Novos x-men:

Vampira (Anne Marie)
Rachel Summers
Morlocks
Psilocke (Elisabeth Braddock)
Magneto (Erik Lehnsherr)
Longshot
Cristal (Alison Blaire)


As coisa complicam (1988 a -----):

É estamos chegando ao fim desse post, e as coisas não param de complicar, e realmente não param, em 88 temos umas das sagas mais técnicas que os x-men já tiveram, a Queda dos mutantes, a saga que anunciava os anos 90 e poderíamos até dizer o novo século, a partir dessa saga é que o universo x-men se moldou nos anos 90 e até hoje, também foi a ultima grande saga de Claremont que saíria em
92/93, foi o fim de uma saga, o fim de Claremont nos x-men, porém o nosso caro amigo deixou tudo no esquema que para o próximo roterista de x-men seguisse esse modelo da Queda dos mutantes.
A historia da queda é a seguinte...... vamos para o final..... os x-men são dados como mortos, quer saber mais da queda, bem se eu contar desde o começo estraga porque teria que contar tudo detalhadamente e esse post iria ser quilométrico e ninguem teria o interesse em ler a historia, e se eu contar metade da historia, bem... vcs não vão querer nem pegar para ler, porque não vão entender nada que eu explicar, por isso vamos terminar esse post com esse enigma,
O que ocorreu com os x-men em sua queda??????? ??


Gostou do post? De como dividi a historia dos x-men? Na próxima semana tem a historia de Magneto e Professor X, dêem também uma olhada na comunidade do blog no orkut, tem mais lá!!!

Dossiê: Lanterna Verde - proxima semana - Hal Jordan e Guy Gardner.

Dossiê: X-men - proxima semana - Professor X e Magneto.

Dossiê: X-men especial - até domingo no blog.

Até a proxima!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário