quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dossiê Lanterna Verde: Abin Sur, Daniel Young e Allan Scott

É isso aí chegamos ao 5º post, primeiro um pequeno aviso, amanhã ou sexta já vou estar publicando o próximo dossiê, e o Blog está com uma comunidade no orkut caso queira participar é só copiar o link que está no canto superior esquerdo de seu monitor, já está com dois fóruns lá, realmente está muito bom, sem mais delongas, aí vem eles Daniel Young, Allan Scott (agora sim) e o Lanterna Verde I Abin Sur, até a próxima .....




- ABIN SUR

Criação:John Broome e Gil Kane, em SHOWCASE 22 - 1959

Falecido.

ABIN SUR era professor de História em seu planeta natal, Ungara, e fora escolhido pelo alienígena Starkaör para ser seu substituto como Lanterna Verde. Isto ocorreu em torno do ano terrestre de 1860. Na década seguinte, tomando parte em uma batalha, Abin é ferido seriamente e vem à Terra, como um planeta relativamente atrasado em relação aos demais do setor 2814, para descansar e recuperar as forças. Para isto, escolhe um nativo terrestre como seu substituto por apenas 1 dia terrestre. Este seria o xerife americano Daniel Young. Isto ocorrera no ano terrestre de 1873.

Anos mais tarde, os Guardiões do Universo enviaram-no para uma missão num planeta dominado pelo mago-vilão Myrwhydden. Derrotando o mago, Abin reduziu-o ao tamanho microscópico e aprisionou-o dentro de seu anel, num mundo virtual criado pelo anel para ser como que sua colônia penal. Anos após sua morte, o mago escaparia para se vingar contra o Lanterna Verde, mas encontraria outro em seu lugar; tornaria-se assim, um dos piores inimigos de Hal Jordan. No final da década de 20, Abin fora convocado pelos Guardiões para enfrentar e capturar o criminoso terrestre Al Magone, considerado como uma ameaça ao setor espacial. Ele fora o 1º criminoso terrestre a ser preso nas Ciencelas de Oa.

Nos anos 40, fora proibido pelos Guardiões de se envolver na 2ª Grande Guerra terrestre. Sem ele saber, nesta época surgia na Terra o Lanterna Verde Allan Scott. Em 1944, o criminoso Dask N'oir conseguiu escapar das Ciencelas de Oa e escondeu-se na Terra, pretendendo negociar armamento alienígena com criminosos nativos. Abin fora enviado para impedir que o criminoso realizasse o contrabando e para evitar que a vida extraterrestre fosse revelada aos humanos. Chegando na França, Dask N'oir derrotou o Lanterna Verde Alan Scott e Joel Ciclone, deixando-os inconscientes. Abin alcançou o mercenário, mas fora vítima de uma arma que o cobriu com um revestimento em ouro, derrotando-o. O vilão então tomou posse do anel de Abin Sur, pois o mesmo era inútil contra o amarelo.

Recobrando os sentidos, Abin ficou surpreso ao ver um anel de poder na mão de um humano, Alan Scott. Testando seu anel, verificou que era diferente no sentido de não ser vulnerável ao amarelo, mas sim à madeira. Abin passou a utilizar temporariamente o anel de Scott e fora contratacar o vilão. No combate, Dask N'oir tentou usar a mesma arma que tinha previamente usado em Abin Sur. Contudo o anel de Scott não era vulnerável ao amarelo e o vilão fora derrotado pelo Lanterna Verde do setor 2814. Com o fugitivo capturado e os anéis devolvidos a seus respectivos donos, Abin realizou uma lobotomia no criminoso para que esquecesse os eventos ocorridos ali e retornou a Oa.

Anos mais tarde, em sua última missão, Abin fora perseguido e enfrentara Legião, que já matara diversos Lanternas em Oa e ele seria o próximo. Conseguira despistar o inimigo, mas ficara mortalmente ferido pelos ataques do vilão, que possuía uma armadura amarela. Novamente regressara com sua nave à Terra e aqui ordenou a seu anel que procurasse seu substituto do planeta. Seu anel encontrou 3 recrutas em potencial. O 1º fora Clark Kent, teleportado desde Metrópolis. Contudo, ele fora detectado pelo anel como sendo kriptoniano e não humano. O anel o levou de volta à sua cidade e este evento fora apagado telepaticamente de sua mente.

Depois o anel encontrou outros 2 pretendentes: Guy Gardner e Hal Jordan. Com ferimentos graves e vendo a morte aproximar-se, Abin mandou que o anel trouxesse o que estivesse mais perto geograficamente do local onde a espaçonave caíra. Jordan fora o escolhido para ser seu sucessor. Após sua morte, seu planeta, Ungara, entrou numa crise dificílima, chegando perto da aniquilação total, não fosse a intervenção de Hal Jordan em duas ocasiões diferentes.

Hal Jordan escondera sua espaçonave e enterrara seu corpo num local próximo de Coast City. Posteriormente seu corpo fora pego pelos Guardiões, que o mantiveram no Mausoléu da Tropa em Oa. Quando anos à frente, Kyle Rayner provocara intencionalmente a explosão do planeta, para que não caísse sob o controle de Parallax, seu corpo fora destruído com tudo junto.

Recentemente, sua espaçonave fora descoberta pelos militares da Força Aérea que, dissecando sua tecnologia, construíram um jato com motor à base de engenharia reversa, chegando à velocidade Mach 20.


- DANIEL YOUNG

Criação:Paul Kupperberg e Don Newton, em GREEN LANTERN 149 - 1981

Falecido.

Em 1873, Daniel Young era o xerife da cidade de Montana e perseguia uma quadrilha de assaltantes, quando espantou-se com um estranho veículo celeste caindo no deserto próximo. Continuou a perseguição aos criminosos, quando fora transportado subitamente por um raio esverdeado e levado até onde a estranha espaçonave se encontrava; junto com ele fora um dos ladrões capturados. Ele entrou na espaçonave e lá dentro, encontrou um alienígena de pele púrpura desmaiado. Era ABIN SUR. Ele se comu

nicava telepaticamente com o xerife e explicou ter sido gravemente ferido numa batalha espacial, mas que se repousasse um pouco se restabeleceria. Enquanto isto, Daniel fora escolhido pelo anel para ser seu substituto temporário.

Como Lanterna Verde, após aprender um pouco sobre o uso do anel, utilizou seu poder para prender toda a quadrilha que perseguira. Quando Abin se restabeleceu, tomou de volta telepaticamente o anel para si. Daniel Young fora Lanterna Verde por apenas 1 dia. (Green Lantern v2. 149/2)


- ALLAN SCOTT


CRIAÇÃO: Bill Finger e Martim Nodell

Nunca compôs a Tropa dos Lanternas Verdes. Era usuário do poder do Coração Estelar.

Alan Scott era um engenheiro executivo que em 1939, envolveu-se num terrível acidente ferroviário causado por sabotagem, onde todos os passageiros morreram; apenas ele escapou com vida. Tudo porque neste trem, estava à bordo a antiga lanterna ferroviária de guarda-freios de cor verde. Alan encontrou a misteriosa lanterna, momentos antes do acidente, que começou a emitir luz esverdeada e de dentro, uma entidade começou a falar com ele, explicando sobre sua missão como Lanterna Verde. Ele também foi orientado a fazer um anel com uma peça do artefato, passando a adquirir poderes mágicos. Só necessitava de ser recarregado a cada 24 horas na bateria da lanterna. Este anel não funcionava contra madeira.

Conseguiu levar todos os responsáveis pela sabotagem à justiça, graças aos poderes do anel. Em seus primeiros anos de combate, limitava-se a combater os criminosos da época com a "ajuda" de Doiby Dickles, um humano normal, taxista, que adorava bater nos criminosos pegos pelo Lanterna. Alan lutou ao lado de outros super-heróis da década de 40 na Sociedade da Justiça da America.

Apesar de se chamar Lanterna Verde, Alan não faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes.

Muitos anos a frente, ele descobriria que a lanterna foi feita do lendário Coração Estelar pós Zero Hora, Alan Scott desistiu por algum tempo do título de Lanterna Verde, que ele abdicou em favor de Kyle Rayner, e passou a usar a alcunha de O Sentinela.

Alan Scott habitava a dimensão da Terra 2 antes de Crise Infinitas das Terras . Após Crise, este fato é desconsiderado, tendo ele surgido em nossa própria dimensão, assim como seus familiares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário